Correspondente Cambial Fourtrade

NOTÍCIAS

O que é SWIFT?

Fonte: Blog Cambio - 09 | Abril | 2018

SWIFT e BIC para identificação de bancos em operações de remessa internacional.

Para realizar operações de transferências internacionais é preciso informar o código SWIFT – também conhecido como BIC. A princípio ele pode causar estranheza, mas o SWIFT é apenas um sistema internacional para identificar os bancos envolvidos nas operações.

O código SWIFT surgiu da necessidade de padronização e com isso proporciona também mais segurança e facilidade no processo de transferências de dinheiro entre países que não têm o mesmo idioma. Para te ajudar a entender melhor, preparamos um material sobre o significado o como funciona o SWIFT. Confira:

- SWIFT: o que é?

O SWIFT, ou BIC, é um código universal com de 8 a 11 caracteres que identificam a instituição bancária no processo de transferências internacionais.

As iniciais do SWIFT significam Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication, já o termo BIC é uma sigla referente a Bank International Code.

- Como funciona o código SWIFT/BIC?

Com o número de caracteres variando entre 8 e 11, a estrutura do código se subdivide em quatro partes para indicar os seguintes pontos: referência ao banco, ao país, à região e à filial.

Confira o exemplo abaixo:

- WWWW XX YY ZZZ

WWWW – Faz referência à instituição bancária e deve ser preenchido com letras.

XX – Referente ao código do país, também deve ser preenchido só com letras. No caso de uma operações do Brasil para o exterior o código é BR.

YY – Identifica a região a qual o banco pertence, e ter pode letras e caracteres.

ZZZ – A última parte do código indica o número da agência bancária. Para o caso de bancos com uma única unidade bancária não é necessário inserir os números.

Você pode pesquisar os códigos SWIFT ou BIC de uma agência bancária diretamente no site da SWIFT, www2.swift.com/bsl/index.faces (em inglês).

Veja Outras Notícias